Descubra seu
ARCANO PESSOAL
Nossos
CURSOS
Whatsapp:
(24) 99227-2726
Área do Cliente

|

Qual é o Seu Conto?
abril 26, 2021
A Era de Aquário e o Fim das Relações Amorosas
dezembro 26, 2021
Qual é o Seu Conto?
abril 26, 2021
A Era de Aquário e o Fim das Relações Amorosas
dezembro 26, 2021
O termo grego θεραπεία ‘therapeia’ (terapia) – “ato de curar, servir ou reestabelecer através dos deuses (como Asclepio, o antigo deus grego da medicina)”; do verbo therapeúo θεραπευτής – “ato de curar, servir, cuidar e restabelecer (como um servidor dos deuses)” indica cura com aval divino. Terapia se tornou uma designação geral para tratamentos de cunho principalmente psicológico e/ou emocional, estendido como sufixo para outros tipos de práticas de cura (fisioterapia, sonoterapia, hidroterapia, hipnoterapia etc.). Na antiguidade grega, para se atingir a cura, era preciso adentrar o sclepieion (templo de Asclepio) e ingressar no thólos (edifício abobadado, rotunda) e realizar um enauguísmata (sacrifício), adentrando um labirinto para encontrar uma serpente que provavelmente era guardada. Os enfermos tinham que cumprir certas práticas antes de serem admitidos no templo. Deviam submeter-se a jejuns, banhos, abluções, unções e purificações. Depois, deviam efetuar sacrifícios – em geral, de um galo. Então, os enfermos podiam passar a noite dormindo no templo (numa espécie de divã) – e isso era chamado de “incubação”. Era um ato religioso pelo qual se provocava a aparição no sonho da própria divindade, para se obter uma revelação ou a cura.

Afinal, do ponto de vista psicológico, quem precisa de therapeia? Eu respondo seguramente: TODOS. Sem distinção de sexo, cor, credo ou etnia. Principalmente depois do surgimento dessa pandemia na qual ainda estamos inseridos. E, quais seriam os sintomas decisivos para tomar tal decisão? Enumero, aqui, alguns bons motivos (levando em consideração a intensidade, impacto na vida pessoal e desconforto):

1) Angústia;
2) Depressão;
3) Ansiedade;
4) Pânico;
5) Fobias/medos;
6) Inquietação;
7) Insegurança;
8) Agitação;
9) Insônia;
10) Culpa;
11) Melancolia;
12) Desmotivação;
13) Desespero;
14) Irritação;
15) Temores;
16) Baixa estima;
17) Inferioridade;
18) Isolamento;
19) Humor instável;
20) Paranoia;
21) Obsessão;
22) Falta de propósito.

Abraçar therapeia significa ter cuidado, carinho consigo. Não significa que está “louc@” ou “doente”, às vezes apenas desajustad@ ou descompensad@. Busque a cure de seu corpo, mente e coração. Resolva seu passado para resolver seu presente.

Comments are closed.

Enviar Mensagem
Deixe-me por escrito o assunto ou questão de seu interesse.