Descubra seu
ARCANO PESSOAL
Nossos
CURSOS
Whatsapp:
(24) 99227-2726
Área do Cliente

|

O 09 de Ouros, a Falcoaria (feminina) e a Rainha Eleanor D’arborea

O Significado do 02 de Copas: Simbolismo Mágicko-Alquímico
março 19, 2023
A IA Chatgpt: O Perigo do Simulacro de Logos (Mago) e Noûs (Temperança)
março 22, 2023
O Significado do 02 de Copas: Simbolismo Mágicko-Alquímico
março 19, 2023
A IA Chatgpt: O Perigo do Simulacro de Logos (Mago) e Noûs (Temperança)
março 22, 2023
09 de Ouros (Rider Waite-Smith classic)

A falcoaria é praticada há pelo menos 2.800 anos. Indícios mais seguros de sua existência datam do século 8 a.C. e foram encontra­dos entre os assírios. Outros achados, porém, sugerem que o uso de falcões para caça era bem disseminado também entre os povos antigos da China, Índia, Suméria, Egito e Pérsia.

No Ocidente, a falcoaria come­çou a popularizar-se durante a Idade Média. Mercadores e cruzados tiveram contato com fal­coeiros nas expedições para o Oriente e levaram sua técnica pa­ra a Europa.

Detalhe de arte sobre falconaria russa

O imperador Frederico 2°, rei da Sicília e de Jerusalém, escreveu no século 13 o tratado sobre falcoaria “De Arte Venandi cum Avibus”, traduzido para o inglês em mais de 500 pá­ginas. Com a obra, Frederico 2° tornou-se expoente histórico do adestramento de aves, dentro do “espírito da ciência moderna”.

Em um tempo em que faltava sofisticação às armas, os falcões eram o meio mais eficiente para a captura de outras aves. Para Fre­derico 2°, a falcoaria era um estilo de caça mais “nobre” e “refinada” que as outras porque não lança mão de armas artificiais, e o trei­no das aves de rapina requer ha­bilidades difíceis de adquirir.

“Parada de caça”, Mirza Ali, detalhe: “falcoeira”. Miniatura. 1575. Boston, Museu de Belas Artes;

Durante o século 17, depois do advento da arma de fogo, a fal­coaria perdeu parte da utilidade, mas sobreviveu como caça espor­tiva com o apoio de clubes de fal­coeiros, com presença forte em toda Europa. Associada à nobre­za, a prática inspirou romances e filmes, como o “Feitiço de Áquila”.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra pôs as aves de rapina, inclusive

corujas, sob proteção da lei e passou a exigir li­cença especial dos falcoeiros. Ao mesmo tempo, o interesse pela falcoaria voltou a crescer, ga­nhando espaço em revistas e pro­gramas de televisão.

A ave mais popular para a caça é o falcão peregrino, pela sua for­ça.

A DAMA DO 09 DE OUROS: A RAINHA ELEANOR D’ARBOREA

Manuscrito medieval com casal se cortejando e dama com falcão.

Apenas para referência podemos citar o papel da Rainha Eleanor D’Arborea

(Sardenha, 1347-1404), grande interessada na ornitologia e pioneira na implementação de legislação sobre determinadas espécies de aves de presa (o Falcão-da-Rainha – Falco

Manuscrito medieval com mulher caçando patos com falcão

eleonorae – foi nomeado pela sua dedicação à proteção das aves de presa); de referir também que num texto sobre Elisabeth de Baviera-Ingolstadt se refere: “Todas as mulheres na corte faziam

falcoaria naquela época”; também Mary Stuart (mais tarde Mary Rainha dos Escoceses) gostava de falcoaria e voou um Esmerilhão (Falco columbarius). Alguns dos seus equipamentos de falcoaria, incluindo uma luva, já estiveram em exibição no Museu Nacional da Escócia; também a Imperatriz Catherina era conhecida por sua paixão por aves de rapina. A sua ave favorita era o Esmerilhão (Falco columbarius).

Fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/…/te0812200649.shtml….

https://apfalcoaria.org/dia-internacional-da…/….

Carta do Tarocchi di Mantegna (Valete)
Capa da obra “Hawking Women” de Sara Petrosillo
Vernet Emile Jean Horace – argelina Lady Hawking 2
Capa de “Vita di Eleonora D’Arborea” (Bianca Pitzorno)
Capa de “Eleonora D’Arborea” (Giuseppe Dessi)
Giancarlo Kind Schmid
Giancarlo Kind Schmid
Vivendo em meio aos livros desde criança na biblioteca de meu pai, despertei interesse logo cedo por Literatura e História. Aos onze anos, comecei a me identificar com História Antiga, mais precisamente Egiptologia e afins. O primeiro contato com o mundo esotérico surgiu das pesquisas feitas com Piramidologia e estudos sobre energia cósmica.

Comments are closed.

Enviar Mensagem
Deixe-me por escrito o assunto ou questão de seu interesse.