Descubra seu
ARCANO PESSOAL
Nossos
CURSOS
Whatsapp:
(24) 99227-2726
Área do Cliente

|

Grethli Baumann-Jung: A Segunda Filha de Jung, Exímia Astróloga em Zurique

Que Santa Está Presente no Vitral do 04 de Espadas do Rider Waite-Smith?
julho 31, 2023
Triregnum, a Tiara Papal
outubro 27, 2023
Que Santa Está Presente no Vitral do 04 de Espadas do Rider Waite-Smith?
julho 31, 2023
Triregnum, a Tiara Papal
outubro 27, 2023

Mapa Natal de Gret Baumann-Jung (astro.com);

Gret Baumann-Jung;

Carl Gustav Jung (1875-1961) com mais de meio século de sua vida dedicado ao estudo do inconsciente, se interessou pelo modo como a astrologia se relacionava com suas pesquisas no campo da alquimia.

Do artigo escrito por Gret Baumann (* 08/02/1906 – + 05/09/1995), com o título: O ‘Horóscopo de Jung’, publicado pela revista Planeta número 35-A, Editora Três, São Paulo, 1975; dedicada ao Centenário do Nascimento de Jung, ela revela: “novamente vemos como ele foi fiel ao seu horóscopo”.

Pouco antes de sua morte, falávamos sobre horóscopos e meu pai notou: “o engraçado é que essa coisa danada funciona mesmo depois da morte.” E de fato, logo após sua morte o Meio do Céu em progressão fez um trígono exato com Júpiter nativo.

Muitos de seus seguidores, entre eles sua filha que se tornou astróloga e professora de astrologia Gret Baumann-Jung, passaram a conciliar o estudo da astrologia com a prática clínica da Psicologia Analítica.

Num momento como esse pode-se ficar famoso. Seu livro Memórias, Sonhos e Reflexões, então recém-publicado, tornou-se um best-seller. A filha de Jung usou o mapa progredido para fazer analogia com o fato do sucesso do livro.

O conceito de sincronicidade, tese de Jung, fundamenta a astrologia moderna: “onde há uma dimensão na qual a psique e o mundo interagem intimamente e se refletem reciprocamente” (Stein, 2006, p.178).

Marie Louise Von-Franz.

Não posso deixar de citar Marie Louise Von-Franz, aluna dileta e colaboradora de Jung, assumindo-se secretária, pesquisadora e escritora, que teve um papel um papel importante nos estudos da Astrologia como ferramenta de grande utilidade para observação da Sincronicidade: “o mapa astrológico é uma representação da célula psíquica, nele podemos identificar a ação simbólica atuando diretamente sobre a psique” (Von Franz, Adivinhação e Sincronicidade, 1969).

Há um novo advento psicoterapêutico surgindo, aos poucos, com o reconhecimento da Astrologia como mapeamento da psique humana. Demorará, ainda, para que chegue até nós, devido aos preconceitos existentes no meio científico, em especial nos Conselhos de Psicologia. Assim como a Acupuntura levou décadas para ser aceita como prática médica, creio que em algumas décadas a Astrologia será incorporada como eficiente recurso arquetípico-simbólico dentro da psicoterapia.
Obras de Gret:
* Uma Abordagem Psicológica à Astrologia e à Era de Aquário . In: Quadrant – The Journal of the CG Jung Foundation 4/ 1969
* Algumas Reflexões sobre o Horóscopo de CG Jung . In: Quadrant, primavera de 1975, pp. 35-55
SOBRE A AUTORA:

* On the Life and Work of Gret Baumann-Jung, Spring Journal 1999/ Issue 66: Divinations , pp. 146-161

Fontes:
* A Lua no Mapa Astrológico e a Teoria dos Complexos de Jung: https://www.jungnapratica.com.br/lua-no-mapa-astrologico…/
* Entrevista com Gret Baumann-Jung: https://m.soundcloud.com/…/an-interview-with-gret…
Giancarlo Kind Schmid (tarólogo, astrólogo, numerólogo e terapeuta). Consultas, cursos, workshops e palestras: www.taroterapia.com.br
Giancarlo Kind Schmid
Giancarlo Kind Schmid
Vivendo em meio aos livros desde criança na biblioteca de meu pai, despertei interesse logo cedo por Literatura e História. Aos onze anos, comecei a me identificar com História Antiga, mais precisamente Egiptologia e afins. O primeiro contato com o mundo esotérico surgiu das pesquisas feitas com Piramidologia e estudos sobre energia cósmica.

Comments are closed.

Enviar Mensagem
Deixe-me por escrito o assunto ou questão de seu interesse.