Descubra seu
ARCANO PESSOAL
Nossos
CURSOS
Whatsapp:
(24) 99227-2726
Área do Cliente

|

Cesare Ripa, a Iconologia e as Cartas

A Era de Aquário e o Fim das Relações Amorosas
dezembro 26, 2021
Kazanlar Tarot
janeiro 26, 2022
A Era de Aquário e o Fim das Relações Amorosas
dezembro 26, 2021
Kazanlar Tarot
janeiro 26, 2022
Cesare Ripa (Perugia, 1555 ou 1560 – Roma, 22 de janeiro de 1622) foi um escritor italiano do século XVI, estudioso aficionado de arte e autor de iconologia (Iconologia overo Descrittione dell’Imagini universali, Roma, 1593), um livro de emblemas muito influente no seu tempo. Ainda criança, Cesare Ripa entrara na corte do cardeal Antonio Maria Salviati com a função de escudeiro.

Em 1593, publicou a colecção de alegorias. A obra, que tem por objetivo servir os poetas, pintores e escultores, para representar as virtudes, os vícios, os sentimentos e as paixões humanas é uma enciclopédia que se apresenta em ordem alfabética, com alegorias reconhecíveis pelos atributos e simbologia.

ICONOLOGIA
Iconologia é o estudo de ícones ou de simbolismo em representação visual (arte). Ou seja, interpreta um tema, através de um estudo abrangente do contexto histórico-cultural do objeto de estudo. Erwin Panofsky fez a distinção entre iconografia e iconologia em seus Estudos em Iconologia (1939), definindo iconografia como o estudo do tema ou assunto e iconologia como o estudo do significado do objeto.
ICONOGRAFIA E CARTAS
Cesare Ripa influenciou, decisivamente, a ilustração dos baralhos a partir do século XVI. Reunindo ícones e emblemas, foi referência na geração de baralhos franceses, italianos e alemães. O seu mais importante trabalho sobre Iconologia descreve virtudes, vícios, ciências, artes, mitos, muitos elementos da natureza humana descritos a partir de uma série de imagens. Os baralhos mais influenciados foram os Sibillas e o próprio Lenormand. O significado das cartas teve como ponto de partida as observações de Cesare.

Fonte: Wikipedia

Comments are closed.

Enviar Mensagem
Deixe-me por escrito o assunto ou questão de seu interesse.