Descubra seu
ARCANO PESSOAL
Nossos
CURSOS
Whatsapp:
(24) 99227-2726
Área do Cliente

|

O 10 de Copas e a Aliança Divina

Quem é o personagem do 09 de Copas?
abril 19, 2023
Significado Simbólico da Páscoa
abril 22, 2023
Quem é o personagem do 09 de Copas?
abril 19, 2023
Significado Simbólico da Páscoa
abril 22, 2023

10 de Copas (arte de Pamela C. Smith para o Rider Waite-Smith);

10 de Copas (arte de Pamela C. Smith para o Rider Waite-Smith);

“Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembra­rei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”. (Gênesis, 9:16)

A imagem benfazeja do 10 de Copas reúne, em sua essência, aspectos como integração, bênçãos, harmonia, plenitude, inclusão, aconchego, graças, conquistas, enlevo, dentre tantos outros significados possíveis que se conectem com a ideia de benfeitorias e realizações (que beneficiam o/a consulente e seus próximos).

O Arco-Íris (pintura a óleo de Robert Henri, 1902);

Em destaque, temos a figura do arco-íris com 10 taças acompanhando a inclinação prismática. O arco-íris está presente em vários mitos e lendas, e merece ser destrinchado em seu significado.

O arco-íris é um fenômeno natural que simboliza renovação, esperança e é o elemento de ligação entre o céu e a terra. Segundo a Bíblia, esse foi o símbolo utilizado por Deus para representar a sua promessa de não enviar mais nenhum dilúvio. Por esse motivo, o arco-íris simboliza a fidelidade divina.

O arco-íris é um dos símbolos da Nova Era, movimento que a partir da década de 60 tentou conscientizar as pessoas para a evolução espiritual.
Popularmente, diz-se que há um pote de ouro no fim do arco-íris, o que faz com que ele esteja associado à fortuna, tal como é registrado em lendas irlandesas, associando o fenômeno irisdescente à figura do leprechaun, um duende que guarda o tesouro no fim do arco-íris.

O Arco-Íris (Konstantin Somov, 1897);

Esse fenômeno também representa a ponte utilizada pelos deuses e heróis para percorrer o caminho entre a terra e o céu, tal como é descrito na mitologia nórdica, cujo nome é Bifröst (ou Asbru), a ponte que estabelece a ligação entre o domínio dos deuses, Asgard e Midgard em que é o território dos mortais. Os deuses viajavam diariamente para realizar seus conselhos sob a sombra da árvore Yggdrasil. A ponte era representada por um enorme arco-íris e seu guardião era Heimdall. A cor vermelha do arco-íris era formada por um fogo flamejante, que servia como defesa contra os gigantes. No final do mundo, a ponte seria destruída durante o Ragnarök. Foi construída pelos Aesir.

Buda desceu dos céus utilizando uma escada de sete cores, um arco-íris.

Para os chineses, o arco-íris foi visto como o yin yang. Eles acreditam que a junção das suas cores represente esse símbolo do Taoismo.
O arco-íris tem 7 cores, cada qual com o seu significado. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Cor (pintura a óleo de Angélica Kauffman, 1778-1880).

Vermelho: paixão, força e coragem.

Laranja: harmonia.
Amarelo: juventude e energia.
Verde: esperança e sorte.
Azul: transparência, infinidade e eternidade.
Anil: disciplina.
Violeta: espiritualidade.

As 10 taças associando o número 10 à ligação entre os humanos e Deus, simbolizam a possibilidade de realizar todos os sonhos possíveis.

O arco-íris é o símbolo do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) desde 1978.

Foi nesse ano que o artista Gilbert Baker criou uma bandeira com 8 cores com o intuito de mostrar a necessidade de inclusão em meio à diversidade.
Não podemos deixar de mencionar a mitologia greco-romana na figura da deusa Iris é a deusa do arco-íris, conhecida como mensageira dos deuses do Olimpo. Ela foi muitas vezes representada como a serva, aia e mensageira pessoal da deusa Hera. Na cultura africana temos o orixá Oxumaré que é representando por uma cobra arco-íris, que envolve a Terra com a sua cauda e assegura a integração do planeta e a renovação do Universo através das transformações.
Resumindo, se pudermos resumir uma frase para o 10 de Copas é: “Deus provê”.

Em meio ao significado desta carta, temos a arte inspiradora do pintor americano Robert Cozad Henri (1865 – 1929). Robert Henri foi um pintor e professor americano. Quando jovem, estudou em Paris, onde se identificou fortemente com os impressionistas, e decidiu liderar uma revolta ainda mais dramática contra a arte acadêmica americana, como refletido pela conservadora National Academy of Design. A sua pintura “o Arco-íris” (1902) retrata a leveza e suavidade, de um céu que despeja em cores após uma tempestade. Na imagem, um camponês saúda e se regozija com o arco-íris. Pintura similar sugere a mesma construção pictórico-poética: Arco-Íris do pintor russo Konstantin Somov (1897) que retrata jovens mulheres vitorianas apreciando o fenômeno celeste junto a uma criança. O arco-íris parece despertar admiração, deslumbramento e agraciamento.

Na pintura da artista suíça Angélica Kauffman denominada “Cor”, uma artista em uma paisagem natural alcança um arco-íris acima dela para coletar cores com seu pincel. Na outra mão ela segura uma paleta com uma única pincelada de tinta branca. Ela representa a Pintura ou a Cor, como um dos elementos da arte. Um camaleão a seus pés representa as diversas cores encontradas na natureza. Seu cabelo e vestido estão soltos deixando a figura parcialmente despida. Ela está sentada à beira de um bosque com uma paisagem rochosa e montanhas atrás dela.

O 10 de Copas traduz-se como ‘gratidão‘: após tantos reveses, o céu se revela a dádiva da vida nos lembrando que, apesar de todos os sofrimentos, viver vale a pena. É a figura do arcano 20 (o Juízo) que deu certo.

Fontes:
Giancarlo Kind Schmid
Giancarlo Kind Schmid
Vivendo em meio aos livros desde criança na biblioteca de meu pai, despertei interesse logo cedo por Literatura e História. Aos onze anos, comecei a me identificar com História Antiga, mais precisamente Egiptologia e afins. O primeiro contato com o mundo esotérico surgiu das pesquisas feitas com Piramidologia e estudos sobre energia cósmica.

Comments are closed.

Enviar Mensagem
Deixe-me por escrito o assunto ou questão de seu interesse.