Robert Michael Place, renomado artista, escritor e ocultista americano, versado em simbologia e história da cartomancia, nos brindou, em 2004, pela editora Llewellyn, com a edição do inspirador Buddha Tarot. O baralho desenhado com o inconfundível traçado do autor reúne importantes passagens da vida de Siddhartha Gautama (563 aC) e sua trajetória, bem como todos os preceitos filosóficos e ensinamentos postulados por esse grande mestre do Oriente. A experiência se inicia no Natal de 1996, quando tem um insight após ler uma obra budista, na relação do tarô com a vida de Buda. Place prima pelo simbolismo e história, resgatando importantes valores e preceitos transformadores, estabelecendo conexões entre a sabedoria ocidental e oriental. Como ele diz:
“Este baralho não é apenas sobre Buda. É sobre nós e sobre coisas em nossa cultura que podemos ter esquecido. É sobre o quanto nossa herança mística é como o budismo. É sobre porque podemos encontrar Buda no tarô, e um demonstração de que o tarô é uma ferramenta sagrada, um mandala.”
No Buddha Tarot, a jornada de Siddhartha para a iluminação é paralela à jornada do Louco do misticismo ocidental. Buda significa “aquele que está acordado”. Buda é o ser humano perfeito, um exemplo para nos inspirar a crescer em todo o nosso potencial como um ser humano compassivo e bondoso.
O baralho possui 79 arcanos, com um arcano maior extra, numeração clássica e títulos relacionados à história/filosofia budista. Cartas de 6,99 cm x 11,59 cm em boa impressão, cartão duplo em cores vivas. O kit original acompanha um manual e, posteriormente, Place lançou uma obra complementar “A Mandala of Cards (The Buddha Tarot)”. O baralho está fora de reedição, contando com a edição tradicional e luxo (com frisos laterais dourados).
Robert Place é autor de mais de 20 baralhos com temas variados, dentre eles tarôs, Lenormands, Sibillas, Kipper e outros oráculos cartomânticos. Suas obras mais conhecidas são o Alchemical Tarot e o Tarô dos Santos.