No século XVI surgiram diversos baralhos, denominados Tarocchinos (ou Taroccos), principalmente na Itália, França e Espanha. A preocupação com a arte nessa época começou a se estender ao dorso das lâminas. O desenho composto por múltiplas linhas cruzadas diagonalmente e de diversos tamanhos, foi batizada pelos franceses de Tarotée (uma das possíveis etimologias da palavra Tarot) e outro desenho (raramente utilizado) denominado Tares, era composto por pingos ou respingos, feitos normalmente em prata.
A arte composta nas lâminas ainda possuía muito fortes traços geométricos, tornando as figuras humanas “quadradas” e as cores não possuíam “o vivo” encontrado séculos depois.
Cartas Italianas – Museu Metropolitano de NY, NY
Cartas Italianas – Museu de Finas Artes, Budapeste
Cartas de Veneza – Museu de Arte Popular, Roma
Cartas de Agnolo Hebreu – Museu Britânico, Londres
Cartas de Sola Busca – Museu Britânico, Londres
Cartas Catelin Geofroy – Museu de Artes, Frankfurt
Cartas Clássicas – Museu Municipal de Rouen, Rouen