Preste sempre atenção quando esse arcano vem acompanhado de arcanos desafiadores como “Pendurado”, “Morte”, “Diabo” ou “Torre” por exemplo, à esquerda da carta: nas entrelinhas há um indício de uma maldição familiar respingando em você. Sempre observo o arcano à esquerda deste, pois é o indicador ou termômetro da família em sua vida. O arcano que se apresenta combinado ao Julgamento sugere o que você está colhendo agora (karma) e o arcano à direta, o seu darma (o futuro). Poucos sabem desse segredo no tarô e faço questão de compartilhar. O arcano 20 é libertador SE você tiver a chave para isso. Como se libertar de uma combinação de um Julgamento com 08 de Espadas ou 09 de Espadas se a própria pessoa está escravizada ou se escraviza, começando por sua própria cabeça? O arcanjo acima da tríade (pai-mãe-filho, a trindade sagrada original antes do advento do Espírito Santo) toca sua trombeta como descrito no Apocalipse de João.
Sua condição é de despertador, cuja chamada é em direção ao alto, o que chamamos de catábase. O anjo não salva, não resgata, apenas está ali como um escoteiro a tocar sua corneta na alvorada: você precisa sair do estado de mortificação (túmulo) e despertar. Neste estágio você precisa acordar para a vida que agora está te levando a “separar o joio do trigo”. Fala-se muito neste arcano em perdão e remissão, mas prefiro pensar nele como acerto de contas. Ninguém pode seguir em direção ao futuro sem fazer as pazes com o passado. Se você acha que sua vida é uma droga, então já morreu, apenas aguarde a sua lápide no jazigo; se ainda acredita que há algo além do buraco que se encontra, como diria Jesus ao paralítico em Carnafaum: “levanta-te e anda”. Mas, ninguém que passou tanto tempo “quebrado” sairá saltitando serelepe num estalar de dedos.
É preciso compreender que a dor fez parte e que ela só pode ser sua alavanca e não seu contrapeso. O arcano 20 sugere que uma mudança DENTRO, envolvendo o que é ESSENCIAL, está se processando. Sim, porque o arcano faz parte do grupo dos arcanos de MUDANÇAS incluindo “A Roda da Fortuna”, “A Morte” e “A Torre”; os dois primeiros você decide, mas o arcano 16 e o 20 algo decide por você, nem que seja na marra. O segredo do arcano 20 é olhar para frente ou para cima, nunca para baixo ou para trás, pois você corre o risco de “se tornar uma estátua de sal” como a mulher de Ló durante o evento bíblico de Sodoma e Gomorra. A saída é não carregar peso extra, normalmente que não é seu. Enfim, o arcano 20 te apresenta uma perspectiva vertical de vida, é duas vezes 10 (Roda), aprender com as subidas e quedas para definitivamente se elevar, mas para isso é preciso abraçar o destino com amor e parar de brigar com ele. Situações pendentes e mal resolvidas são como sacos de areia num balão: não o deixam ir longe.