Descubra seu
ARCANO PESSOAL
Nossos
CURSOS
Whatsapp:
(24) 99227-2726
Área do Cliente

|

A Natureza do Arcano 12 – O pendurado

A ilustração do 09 de Paus do Waite-Smith
setembro 18, 2024

Coexistem três níveis no arcano 12:

1) A vítima;
2) O mártir;
3) O iluminado.

No primeiro caso (vítima), o aspecto mais sombrio do arcano anuncia que a passagem para o arcano 13 é a própria perda pessoal, seja de identidade ou de propósitos. Esse eixo 12-13 nesse caso anuncia o processo “tanático” (de Tánatos, deus da morte), de autodestruição. Não poderia ser diferente: a fraqueza encontrada nesse nível do 12 promove a ruptura com a própria realidade da pessoa, deixando-a à deriva, esperando a morte chegar… É o chantagista que espera misericórdia, clemência, se acha um pobre coitado. Seu destino é “ficar com as mãos abanando”. O lado não desenvolvido dessa transição pode levar a um estado de desistência, suicídio, letargia, como nos casos de anorexia.

No segundo caso (mártir) temos alguém que se sacrifica por alguma causa nobre (?!). Nesse estágio o herói está moribundo, entregue à própria sorte e destino de sua vida. Ele pode sucumbir ou transformar-se, depende do propósito envolvido. Pode ser aquela pessoa que faz de tudo por uma bandeira, ideal, crença ou pessoa. Temos bons exemplos como Tiradentes, Che Guevara, Martin Luther King… Eles morreram dramaticamente no final, não? Mas, há aqueles que lutaram pela causa e transformaram-se também: Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, João Paulo II… Nem todo herói deve morrer de forma dramática, mas sua transição na vida ou morte deve ser marcante para arrebatar essa função de mártir.

O terceiro caso (iluminado) é o mais raro e tem um “q” do segundo caso. Só que a transição 12-13 é a própria eliminação do ego, dos cordões terrestres, de maya… Cristo foi um bom exemplo dessa etapa e também Gandhi. Embora tenham “morrido” de forma dramática, deixaram suas sementes de amor e paz espalhadas. Nesse caso, o arcano 13 não gera nenhum “peso” para os tipo 12 transcendidos, porque a morte deixa de ter sentido ou significado, é entendido que tudo é transitório.

Bem, esse é um pequeno resumo e exemplo do eixo 12-13. Certamente, até a nível alquímico, essa passagem marca o PUTREFACTIO para o MORTIFICATIO onde outrora a substância apodreceu e foi resgata no negrume para ser tornar pura e integral.

Giancarlo Kind Schmid
Giancarlo Kind Schmid
Vivendo em meio aos livros desde criança na biblioteca de meu pai, despertei interesse logo cedo por Literatura e História. Aos onze anos, comecei a me identificar com História Antiga, mais precisamente Egiptologia e afins. O primeiro contato com o mundo esotérico surgiu das pesquisas feitas com Piramidologia e estudos sobre energia cósmica.

Comments are closed.

Enviar Mensagem
Deixe-me por escrito o assunto ou questão de seu interesse.