Descubra seu
ARCANO PESSOAL
Nossos
CURSOS
Whatsapp:
(24) 99227-2726
Área do Cliente

|

A ilustração do 09 de Paus do Waite-Smith

A ilustração de Pamela C. Smith para o 10 de Espadas do (Rider)
setembro 18, 2024
A Natureza do Arcano 12 – O pendurado
setembro 18, 2024
A ilustração do 09 de Paus do Waite-Smith, batizada por Pamela C. Smith de “O Cerco”, revela um camponês ferido levantando uma cerca contra os invasores (nobres). O ferimento na cabeça sugere que o personagem já vem de uma história pregressa de conflitos, e seu olhar desconfiado sinaliza que há uma tensão no ar. Trata-se de um cenário de conflito civil denominado de Jacquerie: é um termo utilizado para designar revoltas camponesas de cunho violento por parte dos revoltosos, que geralmente eram respondidos por igual brutalidade por parte dos nobres.

As sublevações camponesas mais conhecidas são as da Idade Média, principalmente no norte da França, em 1358, além das jacqueries modernas, que – em certos aspectos – se assemelham com as revoltas medievais, com relação a seus antecedentes. Algumas das revoltas camponesas modernas que podem ser consideradas jacqueries foram: os Pitauts, os Croquants e os Descalços.

Existem diversas causas aceitas para os conflitos. Entretanto, aspectos fundamentais assemelham as causas tanto das jacqueries medievais quanto das modernas: a inferiorização do camponês, principalmente a partir do século XIII. “Isso fica claro quando se analisa a evolução dos termos aplicados ao camponês: pouco a pouco, um sentido pejorativo tomou conta do universo semântico que definia o homem da terra, especialmente as palavras rusticus – camponês, mas desde o século VI como sinônimo de ignorante, iletrado, em suma, a massa desprovida de cultura – e villani (vilão) – originalmente apenas residente da villa; no século XIV, no entanto, com o sentido de fealdade moral.” (CHEVITARESE, André (2002). O Campesinato na História. Rio de Janeiro: Relume Dumará. pp. 101–102).

O 09 de Paus é um indicador de que estamos “construindo cercas” diante de uma situação porque já atravessamos situação perturbadora ou conflitante antes, e que a autoproteção é uma forma de se evitar reviver os conflitos e sofrimentos. No contexto podemos entender essa lâmina como “prevenção”, ainda que frágil.
Giancarlo Kind Schmid
Giancarlo Kind Schmid
Vivendo em meio aos livros desde criança na biblioteca de meu pai, despertei interesse logo cedo por Literatura e História. Aos onze anos, comecei a me identificar com História Antiga, mais precisamente Egiptologia e afins. O primeiro contato com o mundo esotérico surgiu das pesquisas feitas com Piramidologia e estudos sobre energia cósmica.

Comments are closed.

Enviar Mensagem
Deixe-me por escrito o assunto ou questão de seu interesse.