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Visconti Sforza: Edições e Cartas Substitutas

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Os baralhos “Visconti-Sforza” pertencem a uma família de aproximadamente 15 baralhos ‘trionfi’ (cartas de trunfos), publicados por seis editoras diferentes, criados no século XV, nenhum dos quais retém um conjunto completo de cartas. Acredita-se que tenham sido pintados por Bonifacio Bembo e/ou sua família, encomendados pelos Viscontis, uma família milanesa que dominou o norte da Itália nos séculos XIV e XV. Bembo foi um pintor e miniaturista italiano do início do período renascentista. O simbolismo das cartas reflete seu interesse pelo neoplatonismo. Os decks são particularmente admirados por sua beleza e pela incorporação de matérias-primas preciosas. As cartas geralmente retratam membros das famílias Sforza e Visconti.

Primeira edição de 1974 – edição da Monumenta Longobardia, as cartas foram substituídas pela edição do Tarot Classic, de Gabriele Mandel, pesquisa de Stuart R. Kaplan, em tom magenta;

As cartas são produzidas em seu tamanho original (8,89 cm X 17,78 cm) e outras edições em tamanho menor.
Há 03 variações descobertas do Visconti Sforza produzidas na mesma época e região: Pierpont-Morgan, Cary-Yale (também conhecido como Visconti Modrone) e Brera-Brambilla. Destas, apenas a primeira encontra-se mais completa, faltando apenas quatro cartas: Diabo, Torre, Cavaleiro de Ouros e 03 de Espadas. As demais estão distribuídas de acordo com a quantidade: Brera-Brambilla Visconti (48 cartas preservadas: 2 trunfos [arcanos maiores], 7 figuras da corte, 39 cartas numeradas dos arcanos menores); Care-Yale (67 cartas preservadas: 11 trunfos, 17 figuras da corte e 39 cartas numeradas).

Exclusivamente entre os baralhos ocidentais históricos, estas edições possuem seis categorias de cartas da corte. Além das cartas usuais de rei, rainha, cavalo e valete, há uma donzela (às vezes chamada de “pajem feminina”) e uma dama a cavalo (às vezes chamada de “cavaleiro”). O equilíbrio de gênero e as amazonas – características ausentes nas cartas da corte dos baralhos padrões posteriores – está de acordo com o caráter formidável de Bianca Maria Visconti e da família Sforza.

Além das cartas da corte incomuns, outra diferença dos baralhos padrão é que os trunfos incluem três cartas para as virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade) da filosofia e teologia cristãs; eles aparecem apenas no baralho Modrone e no Minchiate.

Segunda edição de 1975 – tanto a Dal Negro quanto a US Games/Grafica Gutenberg imprimiram baralhos de reprodução de imagens idênticas em seu tamanho original, arte de Antonio Cicognara;

A CURIOSA HISTÓRIA DE BIANCA VISCONTI

Ainda jovem, as habilidades de Bianca Maria Visconti na administração do Estado e na diplomacia foram amplamente divulgadas. Ela foi nomeada regente de Marche em 1442 quando tinha dezessete anos, um ano depois de se casar com Francesco I Sforza, o quarto duque de Milão. Seis anos depois, ela ganhou aclamação popular como “Mulher Guerreira” depois de vestir uma armadura de desfile e correr, junto com algumas tropas e a população, para lutar contra uma força veneziana que atacava sua cidade dote de Cremona enquanto Sforza estava fora. A batalha durou o dia todo antes de Sforza retornar para ajudar a cidade sitiada. Além de realizações militares notáveis, ela foi altamente educada e nos últimos anos dedicou-se à diplomacia, à restauração de residências ducais e a obras públicas, incluindo a abertura de um grande hospital, bem como a ajuda direta a muitas mulheres pobres.

Também digno de nota aqui é a tradição Sforza de educação humanista para mulheres e que

A US Games/AG Muller publicaram em 1984, 2007 e 2015 a edição de Luigi Scapini;

os Sforzas, ao contrário da maioria da nobreza européia, promoviam habilidades marciais entre suas filhas. Numa época em que a participação das mulheres européias na caça propriamente dita, e não principalmente nas atividades posteriores à caça, apenas começava a acontecer, Bianca Maria Visconti crescera apaixonada, como seu pai Filippo Maria Visconti, pelos cavalos e pela caça — e a de Bianca neta, Caterina Sforza, aprendeu com seus irmãos a usar uma espada, andar a cavalo e caçar. Os Sforzas – cujo nome adotado significa “força” – descendem de uma linhagem de poderosos líderes militares, e sustentavam que tais habilidades fomentavam o autocontrole emocional e a coragem em crianças pequenas.

 

 

Lo Scarabeo, arte do búlgaro Atanas A. Atanassov (1995), baralho em folha de ouro, 2,3 X 4,5 polegadas;

A EDIÇÃO MODRONE (CARE-YALE)

O baralho Visconti di Modrone, feito em Milão, Itália, por volta de 1450, é possivelmente o mais antigo exemplo sobrevivente de tais baralhos – alguns estudiosos argumentam que é mais antigo que o baralho Pierpont-Morgan Bergamo. Também é conhecido como Cary-Yale (em homenagem à Cary Collection of Playing Cards doada pelo colecionador americano Melbert B. Cary à Biblioteca da Universidade de Yale) e Filippo Maria Visconti Tarot (em homenagem ao homem que pode tê-lo encomendado). Acredita-se que tenha sido produzido para homenagear o décimo aniversário do casamento da filha de Filippo, Bianca Maria Visconti, com Francesco I Sforza, o quarto duque de Milão.

 

 

 

ARTES, ARTISTAS E ALTERNATIVAS
Ao longo de 49 anos, as cartas do ‘Diabo’, ‘Torre’, ‘Cavaleiro de Ouros’ e ’03 de Espadas’ faltantes no Visconti Pierpont-Morgan foram completadas por 08 alternativas realizadas por artistas diferentes (vide imagens):

Il Meneghello, arte de Giovanni Scarsatto (1996);

Lo Scarabeo, arte do artista Atanas A. Atanassov (1997) inspirada, segundo o pesquisador Giordano Berti, no baralho de Rothschild (séc.XIX);

Alice Cooper (não é o roqueiro) publica um edição independente em 2012 com limite de 200 cópias. O Golden Tarot publicado pela Race Point, com um livro escrito por Mary Packard, é ligeiramente menor que o original (3,25 x 6,5 polegadas) e foi restaurado;

 

 

O Golden Tarot publicado pela Race Point, com um livro escrito por Mary Packard, é ligeiramente menor que o original (3,25 x 6,5 polegadas), ano 2013;

 

Primeira edição do Visconti Sforza (1974) da Monumenta Longobardia.

 

 

Primeira edição do Visconti Sforza (1974) da Monumenta Longobardia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fontes:
* 78 Puertas:
https://78puertas.com/arcanos-mayores-perdidos-del-tarot…/
* Tarot Heritage: https://tarot-heritage.com/…/comparing-visconti-sforza…/
* Tarot Mysterium:
https://tarotmysterium.com/deck_info.php?section=Visconti%20di%20Modrone

Giancarlo Kind Schmid
Giancarlo Kind Schmid
Vivendo em meio aos livros desde criança na biblioteca de meu pai, despertei interesse logo cedo por Literatura e História. Aos onze anos, comecei a me identificar com História Antiga, mais precisamente Egiptologia e afins. O primeiro contato com o mundo esotérico surgiu das pesquisas feitas com Piramidologia e estudos sobre energia cósmica.

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