

O arcano 08 de Paus apresenta uma imagem aparentemente indecifrável: 08 varas descem do céu em direção à Terra (como “estrelas cadentes”) e cumprem o papel do elemento que rege o naipe (fogo), sugerindo dinamismo, rapidez, intensidade, arrebatamento e propósito. Arthur E. Waite e Pamela C. Smith atribuem a esse arcano o simbolismo das flechas de Eros/Cupido. A própria ilustração sugere que @ consulente está sujeit@ a supresas que @ conectam aos seus desejos e instintos, e as supostas flechas da figura estão seguindo em sua direção. O título sugerido é “Desejo”.
De acordo com Hesíodo, ele era filho de Caos, uma entidade primordial da existência, um dos primeiros a ter consciência. Independente da origem, Eros sempre era descrito como um ser de beleza irresistível e de pouco bom senso. Esse ponto justifica as histórias a respeito da sua vontade desenfreada em fazer todos se apaixonarem loucamente.
Por sua vez, a cultura romana tinha o deus Cupido, equivalente ao Eros da mitologia grega, também chamado de Eros. Ele seria filho de Vênus e Marte e sempre estava em posse do arco e flecha para disparar a paixão. Aqui é descrito que se relacionou com a princesa Psiquê, aclamada como deusa da alma.